Notícias

Pesquisa aponta que café apresenta ação protetora contra diabetes tipo II : 20/01/2011

Mulheres que bebem, pelo menos, quatro copos de café por dia apresentam menos da metade da probabilidade de desenvolver a doença.

Tomar café apresenta bons resultados na prevenção contra o diabetes tipo II. A descoberta foi realizada por investigadores da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, que encontraram um possível mecanismo molecular por trás do efeito protetor da bebida. Uma proteína chamada hormônio globulina (SHBG) regula a atividade biológica da testosterona e do estrogênio, hormônios sexuais, que acredita-se estejam relacionados ao desenvolvimento do diabetes tipo II. O consumo regular de café, ao que parece, aumenta os níveis plasmáticos de SHBG.

O dados colhidos na pesquisa mostram que mulheres que bebem pelo menos quatro copos de café por dia apresentam menos da metade da probabilidade de desenvolver diabetes comparadas aquelas que não bebem.

A American Diabetes Association estima que aproximadamente 24 milhões de crianças e adultos nos EUA - cerca de 8% da população - têm diabetes. A diabetes tipo II é a forma mais comum da doença.

Os primeiros estudos têm demonstrado uma consistente associação inversa existente entre o consumo de café e o risco para diabetes tipo II, diz Simin Liu, professor de epidemiologia e medicina na UCLA. Ou seja, o maior consumo de café, menor o risco de diabetes. Acredita-se que o café pode melhorar a tolerância do corpo ao metabolismo da glicose por meio do aumento da tolerância à insulina.

"Agora sabemos que esta proteína, a SHBG, é a meta inicial para avaliar o risco e prevenção do aparecimento de diabetes", disse Liu.

Um grande número de estudos clínicos tem abordado o importante papel dos hormônios sexuais no desenvolvimento da diabetes tipo II e é sabido que o SHBG não só regula os hormônios sexuais, que são biologicamente ativos, como podem ligar-se aos receptores em uma variedade de células que mediam a sinalização dos hormônios sexuais.

"Essa evidência genética avançou significativamente", disse Goto, "Como o SHBG pode desempenhar um papel causal no fato que afetam o risco de diabetes tipo II".

Eles descobriram que as mulheres que bebiam copos de café com cafeína tinham um nível mais elevado de SHBG e que 56% deles eram menos suscetíveis de desenvolver diabetes do que os não bebiam.

"O consumo de café descafeinado não foi significativamente associado com níveis de SHBG, um risco de diabetes normal", concluiu Goto.

Fonte: Isaúde.net

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/14218/ciencia-e-tecnologia/cafe-apresenta-acao-protetora-contra-diabetes-tipo-ii-aponta-pesquisa