Notícias

Laboratório Amplicon realiza exame que detecta vírus da Gripe A : 10/09/2009

Com o avanço da pandemia da Gripe A no Rio Grande do Sul, os laboratórios particulares passam a realizar o teste que comprova o diagnóstico do vírus Infuenza A (H1N1). No RS, o Amplicon está apto a realizá-lo, sendo um dos primeiros a disponibilizá-lo.

O vírus da Gripe A pode ser diferenciado dos demais subtipos do Influenza A por meio da Pesquisa do Vírus H1N1, que consiste na amplificação do material genético do vírus com primers específicos. A técnica de diagnóstico preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para confirmação laboratorial do novo vírus é o RT-PCR, já disponível no laboratório Amplicon.

 



A Gripe A é uma doença respiratória aguda altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. A pessoa pode morrer do próprio vírus, mas a morte também pode ser causada por infecções bacterianas secundárias, que surgem porque o organismo fica debilitado. É o caso da pneumonia, que pode levar a uma insuficiência respiratória.

 



Um dos pontos essenciais no tratamento da doença é sua detecção precoce, pois a demora pode levar ao óbito. Uma pessoa pode contaminar outras desde um dia antes de experimentar os sintomas da doença. O contágio pode estender-se por até 7 dias após o início dos sintomas, e ainda por mais tempo no caso de crianças.

 



A Pesquisa do Vírus H1N1 é realizada através da coleta de secreção respiratória do paciente, por meio de um kit especial. A partir desta amostra, especialistas do laboratório utilizam a técnica RT-PCR por tempo real para verificar a existência do vírus.  O Amplicon disponibiliza o resultado deste exame em 2 dias úteis.