Notícias

Guia de Prevenção da Gripe A : 24/06/2009

- 3 ações básicas para enfrentar a doença

Proteja-se ao espirrar

Caso esteja com gripe, a pessoa deve usar a mão para proteger o rosto, sempre que for espirrar. Isso evita que espalhe secreções ao redor, contaminando outras pessoas. A providência vale para todos os tipos de resfriados e gripes, inclusive a do vírus H1N1. Em casos de suspeita de gripe A, a recomendação é que o doente use máscara cirúrgica.

Procure um posto de saúde

Caso seja atingida pela gripe, a pessoa deve procurar orientação num posto de saúde. Se considerarem que o quadro tem possibilidade de se caracterizar como gripe A, os funcionários do posto vão reencaminhar o doente para um hospital de referência, onde serão coletadas amostras da mucosa do paciente, para verificar o tipo de doença.

Lave as mãos

Uma das principais formas de prevenção da gripe. A consiste no simples ato de lavar as mãos. Como a contaminação se dá por meio de secreções, quanto mais higienizada a pessoa estiver, menos chance de contrair o vírus. Uma das maneiras é esfregar as mãos com água e sabão.

-Principais dúvidas:

Com o aumento dos casos da gripe A no Rio Grande do Sul, devo usar a márcara?

Não há necessidade. Os pacientes confirmados até ontem contraíram o vírus em outros países, e não há contaminação conhecida entre a população gaúcha. Os equipamentos de proteção individual, como máscaras, devem ser utilizados pelas pessoas com suspeita de contaminação (que apresentam sintomas e estiveram em países afetados ou em contato com viajantes provenientes destes locais), e pelos profissionais envolvidos no seu atendimento ou na inspeção dos meios de transporte.

Tenha sintonas de gripe. Como saber se pode ser um caso suspeito do Tipo A?

Apenas se houver febre alta repentina (maior que

© Laboratório Amplicon. Todos os direitos reservados.

Horário de atendimento:
  • Segunda-feira à sexta-feira 8h às 18h

Laboratório Amplicon

(51) 3325.1505 / 3337.3378 Av. Guido Mondin, 1093 - Bairro São Geraldo - Porto Alegre/RS