Notícias

Gripe A: Conceição dá atendimento especial : 26/06/2009

O Hospital Nossa Senhora da Conceição instalou um contêiner na área de estacionamento para a triagem dos casos suspeitos de gripe A. No espaço climatizado, os pacientes serão identificados para facilitar o acompanhamento do quadro clínico enquanto aguardam o resultado das análises laboratoriais. 'Normalmente, os casos são confirmados ou descartados em, no máximo, 72 horas', salientou a diretora superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Jussara Cony. O atendimento especial funcionará das 8h às 23h, com infectologistas e enfermeiros capacitados. 'O objetivo é evitar que possíveis portadores da gripe A circulem principalmente pela emergência, que está superlotada', justificou.


Das 13h às 17h de ontem, 65 pessoas procuraram o serviço e, dessas, 11 foram encaminhadas para exame. 'Ninguém ficará sem atendimento. Não há motivos para pânico', disse Jussara. Enfatizou que o SUS está preparado para prestar esse tipo de atendimento especializado à população. 'Criamos esse espaço alternativo em benefício dos possíveis infectados e dos demais pacientes do hospital', frisou. Segundo Jussara, a medida também evita riscos aos recepcionistas do Conceição, que já usam máscaras protetoras.
O infectologista Renato Cassol aconselha as pessoas a evitarem ambientes fechados com aglomerações de pessoas e o contato direto com portadores da doença. Segundo ele, em caso de adoecimento, é aconselhável procurar assistência médica. 'É importante que informem se tiveram contato com portadores da gripe A ou se viajaram para países que figuram na área de risco', explicou. Cassol lembrou que os sintomas são febre alta repentina (superior a 38 graus) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares e nas articulações, além de dificuldade respiratória.
A Secretaria Estadual da Saúde aponta o Conceição, na avenida Francisco Trein, 596, e o Clínicas, na rua Ramiro Barcellos, 2350, como os dois hospitais-referência para atendimento da gripe A. No site do Ministério da Saúde, o único que consta é o Conceição. A secretaria municipal alerta que os postos de saúde podem ser buscados.

 

Casos no RS e origem, segundo a SES:

São Gabriel: 25 (Argentina, contato com caso importado)

Porto Alegre: 15 (Argentina, Paraguai, Europa e contato com caso importado)

Santa Maria: 3 (Argentina e contato com caso importado)

Ijuí: 2 (Argentina)

Bagé: 1 (Argentina)

Santo Ângelo: 1 (Europa)

Balneário Pinhal: 1 (contato com caso importado)

Erechim: 1 (Argentina)

Novo Hamburgo: 1 (Argentina)

Viamão: 1 (Argentina)

 

Total de contaminados com a gripe A: 51

Suspeitos: 56

Descartados: 27

Fonte: Jornal Correio do Povo - 26/06/09