Notícias

Exame de sangue identifica câncer no sangue : 21/02/2014

Dois estudos publicados na revista Science Translational Medicine demonstram uma técnica que poderá permitir o monitoramento do câncer por meio de exames de sangue e, talvez, no futuro, a detecção precoce de tumores pequenos demais para serem percebidos pelos métodos de diagnóstico convencionais.

A técnica consiste na análise de fragmentos de DNA que saem dos tumores para a corrente sanguínea, chamados de DNA tumoral circulante (ctDNA). Por meio da identificação destes fragmentos é possível a caracterização do tumor que lhe deu origem e a seleção do melhor tratamento. A principal vantagem desta técnica seria o monitoramento contínuo da doença por meio de um método relativamente simples, rápido e não invasivo - muito mais prático do que a realização de biópsias de tumores (que muitas vezes estão em locais de difícil acesso no corpo).  e muito mais informativo do que o monitoramento de outros marcadores moleculares - como o PSA, relacionado ao câncer de próstata.

As pesquisadoras Suely Marie e Sueli Shinjo, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,  testaram o uso do ctDNA na detecção e caracterização de tumores de 640 pacientes com vários tipos de câncer. A eficácia da técnica variou entre 50% e 75%, dependendo do tipo de tumor e do estágio da doença. A eficiência mais alta foi na detecção de tumores avançados do pâncreas, ovários, intestino, bexiga, esôfago, mama e pele. A mais baixa foi para tumores primários nos rins, próstata, tireoide e no cérebro. 

Leia mais em: 
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/02/cientistas-criam-metodo-que-usa-exame-de-sangue-para-detectar-cancer.html