Notícias

Estrogênio reduz a agressividade de câncer de mama, aponta estudo : 22/02/2013

De acordo com a pesquisa, o hormônio pode ainda estar correlacionado com um prognóstico menos agressivo da doença.

Uso de estrogênio reduz a proporção de células-tronco cancerígenas na mama e pode estar relacionado ao prognóstico menos agressivo da doença, segundo estudo do Centro de Investigação Cooperativa em Biociências (CIC BioGune), em Madrid, na Espanha.

A identificação das células-tronco do câncer ampliou as perspectivas na pesquisa sobre os tumores na mama e abriu portas para o desenvolvimento de novos tratamentos. Estudos mostram que o número de células-tronco cancerosas se correlaciona com a agressividade do tumor: quanto maior a porcentagem de células-tronco do câncer de mama, mais agressivo o tumor e, portanto, pior seu prognóstico.

Até agora, as terapias contra o câncer eram destinadas a reduzir a massa tumoral. Entretanto, foi descoberto que tratamentos tradicionais são capazes de matar a maior parte das células do tumor, mas as células-tronco do câncer são mais resistentes a intervenções comuns como quimioterapia e radioterapia. Portanto, para curar o câncer com maior eficácia, é importante encontrar maneiras de eliminar as células-tronco da doença.

Estrogênio

O estrogênio é um hormônio complexo, essencial para o desenvolvimento normal e fisiológico da mama, mas, por outro lado, aumenta a proliferação das células cancerosas, uma vez que o tumor de mama tenha surgido. Portanto o estrogênio também se configura como um fator de risco para o desenvolvimento. No entanto, grupo de pesquisa, liderada pela doutora Maria Vivanco, revelou outro aspecto do estrogênio, até agora desconhecido: o seu papel como agente possível para reduzir a agressividade do câncer de mama.

O trabalho mostra que o hormônio também é capaz de reduzir o número de células-tronco do câncer, o que explica a menor agressividade dos tumores e, consequentemente, a possibilidade de um melhor prognóstico. O estudo combinou a utilização de amostras humanas e de linhas de células em laboratório.

"Observamos, para nossa surpresa, que o estrógeno reduz a proporção de células-tronco do câncer de mama, o que seria um mecanismo para explicar melhor o prognóstico observado nos tumores que expressam o receptor de estrógeno", explica Vivanco.

A pesquisadora considera que o estudo levanta um novo aspecto da ação estrogênica, devido à sua capacidade de agir de maneira diferente de acordo com o tipo de célula. Além disso, ela defende que a pesquisa deve abrir novas perspectivas para desenvolvimento de ferramentas para prevenção do câncer de mama.

Fonte: Isaúde.

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/15209/ciencia-e-tecnologia/estrogenio-reduz-a-agressividade-de-cancer-de-mama-aponta-estudo