Notícias

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal: o Amplicon apoia esta causa : 19/05/2016

19 de maio é o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal e as associações que lutam pela doença estão unidas para celebrar o MAIO ROXO. A ideia é conscientizar a população e buscar mais qualidade de vida para os pacientes. Para isso, monumentos de várias cidades vão ser iluminados com a cor da campanha.
 
Segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, ainda não se sabe qual a incidência no Brasil, mas estima-se que existam mais de 2 milhões de pacientes só nos Estados Unidos. As duas doenças atingem os jovens, sendo quase todos os casos diagnosticados antes dos 30 anos. Não se conhece a causa das DII. Já se sabe que não são transmissíveis e que ocorrem alterações das defesas do corpo nos portadores dessas doenças desencadeando o processo inflamatório.
 
A Doença de Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso. Ela causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e de peso. A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon e intestino grosso. Os sintomas incluem diarreia, com ou sem sangramento retal, e freqüentemente dor abdominal. Não existe um exame específico para identificar as DII. Você pode saber mais sobre a campanha no site www.abcd.org.br.