Notícias

Câncer de Mama - Vamos falar sobre isso? : 05/10/2016

Câncer de Mama - Vamos falar sobre isso?

Esse é o tema do Outubro Rosa 2016. A ideia é chamar a atenção para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a Campanha quer também desmistificar conceitos em relação à doença e ainda:
- enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;...
- informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
- esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
- informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Em 2016, são esperados quase 60 mil novos casos da doença no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama hereditário corresponde a cerca de 10% dos casos. Vários outros fatores podem gerar alterações genéticas - exposição a hormônios (estrogênios), excesso de peso, alto consumo de gordura e álcool, sedentarismo, entre outros.

Existe um exame que analise 19 genes relacionados ao câncer de mama, ovário e intestino. Aqui, no Amplicon, chamamos este exame de Painel Ampliado de Risco Hereditário de Câncer. Seu médico geneticista pode avaliar a necessidade de pedir esta análise de acordo com o seu histórico familiar.

Você quer saber mais sobre o Outubro Rosa? Acesse http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp