Notícias

Vamos falar sobre a saúde do pulmão? : 27/09/2016

Vamos falar sobre a saúde do pulmão?
A candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, deu um susto nos eleitores recentemente ao passar mal em plena campanha eleitoral. Ela revelou que está com pneumonia. Já aqui no Brasil, a doença pulmonar que mais preocupa é a tuberculose. Apesar de estar em queda, ainda surgem 70 mil novos casos por ano com mais de 4 mil mortes.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada, principalmente, pela Mycobacterium. Tuberculosis ou bacilo de Koch. Esta bactéria pode atacar diversos órgãos, mas usualmente afeta os pulmões. A transmissão é direta através da saliva expelida pela fala ou tosse. Pessoas desnutridas, com HIV/aids, diabetes, insuficiência renal crônica, usuários de álcool e drogas estão entre as mais afetadas. Elas também podem ser infectadas por outras bactérias do gênero Mycobacterium, denominadas micobactérias atípicas ou micobactérias não tuberculosas.

Veja alguns dos sintomas da tuberculose:
- tosse seca que evolui e passa a ter secreção, pus ou sangue;
- cansaço excessivo;
- febre baixa geralmente à tarde;
- sudorese noturna;
- emagrecimento acentuado.

É uma doença grave, mas curável. O problema é que muita gente abandona o tratamento. Ele deve ser feito por um período mínimo de seis meses. Os medicamentos utilizados são distribuídos de graça nos postos. Vale lembrar que para as crianças existe a vacina BCG, produzidas a partir de cepas atenuadas de Mycobacterium bovis.

O Amplicon realiza o exame de detecção dos diferentes tipos de Mycobacterium em diversos materiais. Liberamos o resultado em até 5 dias úteis