Notícias

Tire suas dúvidas sobre o HPV : 25/04/2016


Todas as meninas de 9 a 13 anos devem tomar a vacina contra o HPV. O Papilomavirus Humano provoca infecções e câncer do colo do útero - a 4ª causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. A vacina é injetável e vai ficar disponível o ano inteiro nos postos de saúde. É fundamental tomar as duas doses para garantir a proteção, sendo que a 2ª dose é aplicada seis meses depois da primeira. A vacina protege contra os 4 principais subtipos do vírus.
Segundo o Ministério de Saúde, em 2016, devem surgir 16 mil novos casos de câncer de colo de útero e mais de 5 mil mortes por causa da doença.  As meninas e mulheres de 9 a 26 anos com HIV devem tomar três doses da vacina.
O Amplicon disponibiliza a detecção do HPV por dois exames diferentes: PCR e captura híbrida. Além destes exames detectarem a presença do vírus, eles identificam qual o tipo (PCR) ou grupo (captura híbrida) presente na infecção. Mas por que é importante saber qual o tipo ou grupo do vírus? Existem cerca de 100 tipos de HPV nomeados por números (6, 11, 13, 16, etc). Eles estão agrupados de acordo com sua capacidade cancerígena. Existem os grupos de risco alto, de risco baixo e de risco indeterminado. Os tipos 16 e 18, por exemplo, são classificados como de risco alto e estão presentes em 70% dos cânceres cervicais. Por isso, a prevenção é o melhor remédio. A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenção contra o HPV, assim como os exames preventivos e a detecção exata do vírus no caso de uma infecção.