Notícias

Planos de saúde cobrem exames para detectar Zika Vírus : 07/08/2016


A cobertura pelos planos é obrigatória e foi determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Ela é válida para os exames: PCR (Polymerase Chain Reaction) para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; teste sorológico IgM, que identifica os primeiros anticorpos de uma infecção recente na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com Zika vírus (ZIKV) em algum momento da vida.

Normalmente o vírus é encontrada na corrente sanguínea em até 8 dias após a infecção. Já foi detectada a presença do vírus em até 20 dias após a infecção quando o material coletado foi urina. O anticorpo do IgM para ZIKV é geralmente detectável em torno de 3 a 5 dias após a infecção. Porém, pode haver uma reatividade cruzada em pacientes que já tiveram dengue, febre amarela, encefalite japonesa, vírus da febre do Nilo ou qualquer doença causada por Flavivírus.

A autorização da ANS é válida para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, recém-nascidos com microcefalia com suspeita de zika. As operadoras têm 30 dias para organizar a rede de atendimento e de laboratórios. O prazo começou a contar no dia 6 de julho.

O vírus zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas estão: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Eles desaparecem espontaneamente em até 7 dias. O zika também está relacionado aos casos de microcefalia em bebês.

O teste de PCR é específico e sensível. Já o teste para anticorpos IgG/IgM do ZIKV pode ser utilizado para a distinção presuntiva entre uma infecção primária e secundária pelo ZIKV. O Amplicon realiza os exames de PCR para Zika vírus e o teste rápido (IgG e IgM). Este é um teste de triagem e os resultados devem ser confirmados com testes sorológicos. O resultado é liberado em até 3 dias úteis.