Notícias

Não baixe a guarda da prevenção do H1N1 : 11/07/2016


O inverno recém começou e o Rio Grande do Sul já tem 908 casos de H1N1. 157 pessoas morreram por causa da gripe provocada por este tipo de vírus. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o H1N1 é o principal agente desta temporada.

É muito importante se prevenir. Existem alguns cuidados fundamentais para evitar a gripe segundo a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul:
- higienizar as mãos com frequência;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- evitar visitas a hospitais;
- ventilar os ambientes.

Vale lembrar que o antiviral Oseltamivir está disponível de graça em todo o Estado. Ele deve ser usado no início dos sintomas para evitar o agravamento do quadro. Se você tiver febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça, procure atendimento.

O Amplicon faz o exame para detecção do vírus H1N1 por PCR. Mas existem outros vírus que causam a Gripe A? Sim, todos os vírus do gênero Influenza A causam a Gripe A. O H1N1 é apenas um destes tipos assim como o H3N2. Nosso exame é específico para o tipo H1N1, mas também detectamos se o paciente está infectado pelo Influenza A.
Qual é a vantagem de se fazer este tipo de exame por PCR? O teste é rápido e específico. Se você estiver contaminado pelo vírus, quanto mais rápida for a identificação do agente causador e a administração da medicação correta, mais chances você terá para ficar melhor.