Notícias

Cientistas descobrem novo método que detecta cancro em três horas : 14/09/2013

Uma equipa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um sistema que pode mudar de forma radical a forma como o cancro é detectado. O doente pode ser diagnosticado graças a um exame de sangue que detecta níveis altos de microRNA, avança o portal Universia Brasil.

O microRNA é um material genético descoberto há dez anos, que activa ou desactiva os genes dentro da célula. Porém, esses pequenos fragmentos, nas células cancerígenas, decompõem-se, contribuindo para o crescimento descontrolado dos tumores. Assim, controlando a quantidade de microRNA no organismo, os cientistas devem ser capazes de detectar possíveis zonas cancerígenas.

Foi exactamente isso que pesquisas publicadas em Janeiro e Agosto pela equipa do professor Patrick Doyle, professor de engenharia química do MIT, constataram. A partir deste método, é possível detectar variações anormais deste material, decisivo em muitas doenças. Além disso, segundo o próprio instituto, cada tipo de cancro tem a sua própria assinatura microRNA.

Para detectar essas anomalias no sangue, os investigadores utilizaram partículas de hidrogel de aproximadamente 200 micrómetros de comprimento. Ao ser misturada com sangue, a substância faz com que cada microRNA se ligue ao seu ADN complementar.

Adicionando uma sonda fluorescente ao ADN, e usando um scanner de microfluídos, os investigadores puderam controlar a quantidade de microRNA presente. Por mais complicado que pareça, o processo dura apenas três horas.

http://www.pop.eu.com/news/5360/26/Cientistas-descobrem-novo-metodo-que-detecta-cancro-em-tres-horas.html