Notícias

Vacina experimental contra a doença de Alzheimer é testada em animais : 19/10/2010

Abordagem atua contra a beta-amilóide, a pequena proteína que forma placas no cérebro e que contribui para a doença.

Pesquisadores da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, criaram uma vacina experimental contra a beta-amilóide, a pequena proteína que forma placas no cérebro e que contribui para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Em comparação com similares chamadas de vacinas de DNA que os pesquisadores testaram em um estudo animal, a nova vacina experimental estimulou mais de 10 vezes anticorpos que se ligam e eliminam a beta-amilóide.

"Futuros estudos incidirão sobre a determinação da segurança da vacina e se ela protege a função mental em animais", disse o autor sênior do estudo, Roger Rosenberg. "O anticorpo é específico, ele se liga à placa no cérebro. Ele não se liga ao tecido do cérebro que não contém placa", disse Rosenberg. "Esta abordagem mostra-se promissora na geração de anticorpos suficientes para seres úteis clinicamente no tratamento de pacientes."

A vacina tradicional - a injeção de proteína beta-amilóide no braço - tem sido demonstrada em outras pesquisas a acionar uma resposta imunológica, incluindo a produção de anticorpos e outras defesas do corpo contra a beta-amilóide. No entanto, a resposta imune a este tipo de vacina às vezes causa inchaço cerebral significativo, então Rosenberg e sua equipe focaram no desenvolvimento de uma vacina de DNA não-tradicional.

A vacina de DNA não contém beta-amilóide em si, mas sim um pedaço do gene da beta-amilóide, que codifica a proteína. No estudo atual, os investigadores revestiram as esferas minúsculas do ouro com o DNA de beta-amilóide e as injetou na pele das orelhas dos animais. Uma vez no corpo, o DNA estimulou uma resposta imunológica, incluindo anticorpos contra a beta-amilóide.

"O próximo passo da pesquisa é testar a segurança a longo prazo em animais", disse Rosenberg. "Depois de sete anos para desenvolver esta vacina, estamos esperançosos de que ela não irá apresentar qualquer toxicidade significativa, e que seremos capaz de desenvolvê-la para uso humano", disse ele.

Fonte: Site isaúde.net

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/11976/ciencia-e-tecnologia/vacina-experimental-contra-a-doenca-de-alzheimer-e-testada-em-animais