Notícias

Obesidade na gravidez pode afetar o bebê : 14/02/2009

Obesidade durante a gravidez aumenta as possibilidades de o bebê nascer com problemas congênitos, segundo estudo divulgado pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra. O relatório, publicado na revista da Associação Médica Americana (www.ama-assn.org/), constatou que, em comparação com as mulheres dentro do peso ideal, as mães obesas têm um risco duas vezes maior de dar à luz bebês com problemas.

O excesso de peso, principalmente nos três primeiros meses de gestação, foi associado a um maior risco de a criança apresentar problemas cardíacos, hidrocefalia e má-formação anal, entre outras complicações. No entanto, os pesquisadores lembraram a baixa incidência de nascimentos de bebês com complicações derivadas da obesidade de suas mães.

– A obesidade materna está associada ao aumento do risco de anomalias estruturais nos bebês. Mas esse aumento, em termos absolutos, tende a ser muito pequeno – disse a doutora Katherine Stothard.

Já especialistas do Kings College de Londres concluíram que mulheres obesas estão mais propensas a sofrer com eclâmpsia e partos prematuros. O número de cesáreas seria maior entre mães acima do peso. Com isso, o tempo de internação nos hospitais é maior, elevando as despesas do setor de saúde. O estudo se concentrou em grávidas de primeira viagem e constatou que as obesas davam à luz, com mais frequência, bebês abaixo do peso.

Fonte: Zero Hora - 14/02/2009