Notícias

Excesso de ferro no sangue pode ser um problema : 01/03/2016

Todo mundo já ouviu falar que a alimentação rica em ferro deixa a gente mais forte, não é mesmo? Mas quem tem Hemocromatose Hereditária ou Juvenil precisa ficar atento. Calma aí! Do que estamos falando?

Essas doenças genéticas provocam a absorção em excesso de ferro no organismo. Este desequilíbrio pode prejudicar muitos órgãos, causando doenças – cirrose no fígado, diabetes, insuficiência cardíaca e problemas na produção hormonal.

Sem tratamento, os sintomas começam a aparecer entre os 40 e 60 anos de idade, podendo também ser atingidos ainda quando jovens.

Mas como saber se você tem algum destes problemas genéticos?

O Amplicon é um dos poucos laboratórios do país que realiza os exames mais completos para identificar Hemocromatose Hereditária e Hemocromatose Juvenil. Os dois exames são oferecidos em pacote ou separadamente e o resultado sai em 5 dias úteis.

Feito o diagnóstico, é possível começar o tratamento e evitar a cirrose hepática. A cirrose é uma das complicações da doença, que pode levar ao transplante de fígado. O tratamento mais eficaz para quem sofre de Hemocromatose é a retirada periódica de parte de sangue, cerca de 450 mL. O mesmo volume que se retira em uma doação de sangue.