Notícias

Dispositivo portátil permite diagnóstico rápido de tumores em países pobres : 08/09/2013

"Investigadores da Michigan State University, nos EUA, estão desenvolvendo um dispositivo portátil de baixo custo capaz de diagnosticar alguns tipos de cancro para serem usados em nações pouco desenvolvidas, relata o portal ISaúde.

Segundo o professor de engenharia civil e ambiental, Syed Hashsham, o dispositivo tem a capacidade de mostrar indicadores de tumores a partir de um custo extremamente baixo por ser alimentado por bateria e carregado através da energia solar, o que é extremamente útil em locais com menos recursos.

O Gene-Z, que pode ser operado com o uso de um iPod Touch ou um tablet, realiza a análise genética em microRNAs e outros marcadores genéticos. MicroRNAs são moléculas reguladoras de genes que têm sido associados ao cancro e outros problemas de saúde.

O objectivo da equipe de investigação a partir de agora é tornar o Gene-Z acessível mundialmente e útil na área de cuidados clínicos em locais onde o diagnóstico da doença não é possível.

Além da detecção do cancro, o aparelho também está sendo testado para diagnosticar alguns tipos de tuberculose, determinar os níveis do vírus HIV durante o tratamento e monitorar a resistência a antibióticos em geral."

Fonte: http://www.pop.eu.com/news/5349/26/Dispositivo-portatil-permite-diagnostico-rapido-de-tumores-em-paises-pobres.html