Notícias

Conheça o exame de sexagem fetal : 06/05/2016

A mulher resolve engravidar.... Passa por aquele período de ansiedade até que confirma a gestação. É só alegria, mas também parece que gravidez é sinônimo de curiosidade. Ela quer saber tudo e tem que ser para ontem - tamanho, quando vai nascer, se vai ser cabeludo ou carequinha e por aí vai. A expectativa cresce junto com cada descoberta da maternidade.

Falando nisso, saber o sexo do bebê passa a ser prioridade. Afinal, as futuras mamães estão animadíssimas para escolher o nome, decorar o quartinho e preparar o enxoval. A boa notícia é que não precisa mais esperar até a ultrassonografia lá pela 17a semana de gestação. Já existe um exame de sangue para isso. 

Este exame é conhecido por Sexagem Fetal e está disponível no Amplicon. O teste é feito por meio da análise do DNA do feto presente no sangue da mãe. A técnica utilizada é a PCR (Reação em Cadeia de Polimerase), que é a amplificação do DNA. A presença do cromossomo "Y" indica que é um menino e a ausência dele, uma menina. No caso de gêmeos, se forem idênticos, univitelinos, o resultado é válido para os dois fetos. Em gêmeos fraternos, bivitelinos, o resultado "Y", significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo "Y" pode-se dizer que ambas são meninas.

Pronto! É uma dúvida a menos para essa mãezinha que tem um mundo novo pela frente. Feliz Dia das Mães.